5 dicas de organização para o seu ateliê
Entrar no próprio ateliê é como abrir a porta para um mundo de possibilidades criativas. Para muitos artesãos, esse espaço representa mais do que um simples local de trabalho; é onde a magia acontece. Tão importante quanto ter os acessórios necessários para que as peças sejam produzidas, é manter o lugar arrumado e limpo. Dessa […]
Entrar no próprio ateliê é como abrir a porta para um mundo de possibilidades criativas. Para muitos artesãos, esse espaço representa mais do que um simples local de trabalho; é onde a magia acontece.
Tão importante quanto ter os acessórios necessários para que as peças sejam produzidas, é manter o lugar arrumado e limpo. Dessa forma, a criatividade flui com facilidade e você não se perde em meio às criações.
Para ajudá-la com isso, selecionamos 5 dicas de organização para que tudo fique na mais perfeita ordem. Siga a leitura!
Por que é vantajoso ter um ateliê?
O ateliê é um espaço muito importante para os artesãos, sejam eles novatos ou mais experientes. Isso porque ter um local exclusivo para se concentrar nas ideias, sem distrações, resulta em criações mais autênticas e refinadas.
A organização entra em cena como outra vantagem importante. Pois, com tudo no lugar certo, o tempo que seria gasto procurando materiais é dedicado à produção. Além disso, a inspiração surge naturalmente quando o ambiente está em harmonia.
Materiais bem organizados também duram mais. Evitar o acúmulo de poeira e a exposição a elementos externos contribui para a preservação dos seus preciosos acessórios, economizando dinheiro a longo prazo.
5 dicas para manter o seu ateliê organizado
Confira 5 formas de deixar o seu ateliê com tudo em ordem. Vamos lá?!
- Mantenha a sua bancada livre
Tudo começa na bancada de trabalho, o ponto central do processo criativo. Manter essa área livre de distrações e excessos é crucial. Utilize suportes verticais para armazenar ferramentas essenciais, criando um ambiente propício para a materialização das ideias.
- Tenha cestos e caixas organizadoras
Esses itens são essenciais para armazenar acessórios e materiais médios, como fitas e retalhos. Etiquetá-los facilita a busca rápida, enquanto a disposição por prioridade, da esquerda para a direita, agiliza a localização e o acesso, otimizando o espaço de trabalho.
- Aposte em pegboards
Caso esteja buscando uma alternativa diferente, os pegboards estão em alta. Esses são painéis com múltiplos furos que ajudam a organizar as suas ferramentas e acessórios.
Neles, é possível pendurar diversos itens, desde carretéis de linha até tesouras, rolos de fita e elásticos, entre outros. O grande diferencial é sua capacidade de organização sem ocupar espaço adicional.
- Faça faxinas regulares no ateliê
A clareza mental começa com um ambiente limpo. Estabeleça uma rotina de faxinas regulares para evitar o acúmulo de poeira e a desordem. Isso permite ainda identificar e descartar materiais sem utilidade, como canetas inoperantes e tintas vencidas.
- Organize os tecidos e as linhas
Usufruir dos espaços na parede ajuda na organização. Ao implementar nichos, reserve as partes superiores para itens menos usados, enquanto mantém os mais utilizados e práticos nas inferiores.
Dois produtos que contribuem nessa etapa são Drima Box e Corrente Laranja Sortimento. Ambos possuem embalagens projetadas para simplificar o armazenamento, garantindo que os materiais estejam acessíveis e o espaço de trabalho permaneça visualmente impecável.
Conte com a Linhas Corrente para abastecer o seu ateliê
Explore o nosso site e encontre tudo o que você precisa para elevar o nível das suas artes. Nele, disponibilizamos receitas, inspirações e todos os produtos que atendem às necessidades dos artesãos mais dedicados. Acesse agora mesmo!