Que bom que você está aqui!

Artesanato profissional: estratégias para rentabilizar o seu trabalho

Se você ama produzir belas peças em artesanato, como crochê, tricô e bordado, por que não transformar esse talento em seu trabalho?

Atualmente, o Brasil conta com ao menos 190 mil profissionais desse segmento (segundo dados de 2022, do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – Sicab), que representava, em 2022, 3% do PIB (Produto Interno Bruto), movimentando cerca de R$ 50 bilhões por ano. 

Para iniciar ou fortalecer a sua carreira, trouxemos dicas que farão toda a diferença, abordando os principais pontos para ter sucesso nessa empreitada. Acompanhe!

Precificação estratégica 

Quem nunca ficou na dúvida sobre quanto cobrar pelas suas peças e acabou vendendo por um valor baixo demais, ou perdendo um pedido pelo custo elevado? 

Para achar esse equilíbrio, estabelecendo um preço que cubra os seus gastos, dê uma boa margem de lucro e não esteja muito fora da média do mercado. Observe diversas questões, como:

  • O custo da sua matéria-prima, envolvendo não apenas o material em si, mas também o frete e transporte, por exemplo. 
  • Quanto tempo você demora para elaborar uma peça e o valor da sua hora de trabalho. Leve em conta também a sua experiência e certificações.
  • A manutenção do seu espaço de trabalho, incluindo gastos com energia elétrica, limpeza, conta de água e outros gastos fixos. 
  • Uma margem de lucro para reinvestimento, ou seja, para adquirir novos materiais e melhorar o seu trabalho; e também para o seu rendimento próprio. 
  • Gastos com embalagem, tags, e envio do produto. 

Marketing e construção de marca

Marketing e branding não são apenas para grandes negócios! Mesmo a sua marca pequena vai se beneficiar muito de estratégias de divulgação. Não tenha medo de marcar presença no digital e mostrar todos os diferenciais das suas criações únicas nas redes sociais. 

Fotos e vídeos bonitos e com boa iluminação são primordiais, então, vale a pena investir em um minicenário só para isso. Lembre-se de dedicar um tempo da semana para produzir conteúdos. Reserve também alguns momentos para responder mensagens e comentários. 

O WhatsApp e o direct do Instagram podem acabar se tornando a sua principal ferramenta de venda! Direcione os clientes para fazerem pedidos por esses meios e organize-se para responder o quanto antes, estando à disposição para tirar dúvidas, apresentar os modelos e realizar orçamentos. Um atendimento atencioso faz toda a diferença. 

Aproveite oportunidades de especialização 

Para profissionalizar ainda mais a sua produção, existem diversas opções de cursos online que cabem no seu bolso. Estudar irá ajudar você a aprender novas técnicas, melhorar as habilidades que já tem e se inspirar para produzir criações inovadoras. 

Além disso, é importante aprender sobre administração, gestão financeira e outros assuntos relevantes para o sucesso do seu negócio em geral. 

Veja alguns conteúdos que recomendamos, do Sebrae:

Além do Sebrae, plataformas como Udemy e Domestika oferecem capacitações para todos os gostos e orçamentos, seja para aprimorar a sua arte ou otimizar a gestão do negócio. 

Escolha materiais de qualidade

Suas criações merecem o melhor! Para dar vida à sua imaginação da forma mais bonita e colorida possível, e também garantir a satisfação dos clientes, use apenas itens de excelência e procedência garantida. 

Os produtos Linhas Corrente são uma opção perfeita! Existem várias categorias, como as agulhas e tesouras da Singer, os fios para bordar da Anchor, os artigos para bordado premium da DMC, linhas para tricô e crochê como Cisne e Camila, e muito mais.

Resumindo, tem tudo o que você precisa para produzir desde artesanatos decorativos até roupas e acessórios. Conheça todas as marcas e produtos incríveis aqui. 

Quer mais dicas? Acompanhe as nossas redes sociais

Estamos sempre compartilhando inspirações, receitas de peças e outras ideias que vão ajudar você a deslanchar o seu trabalho com artesanato!